CURSOS TÉCNICOS

ENFERMAGEM

Image
O Técnico em Enfermagem é um profissional com formação de nível médio. Vale ressaltar que essa modalidade de curso, o Técnico, é um dos tipos mais populares entres os interessados na área de saúde. A formação é relativamente rápida, dura cerca de dois anos. Após a conclusão do curso, os profissionais estarão aptos a trabalharem em hospitais, unidades básicas de saúde, serviços de atendimento de urgência, empresas prestadoras de asssistência domiciliar entre outros. Sua taxa de empregabilidade é alta, o salário geralmente é de acordo com a área de atuação, podendo variar também conforme a região de atuação. Durante o processo de formação, nossos alunos têm contato com diversas disciplinas e também contam com atividades práticas em laboratório, onde encontram a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e aprender a realizar procedimentos. Além disso, o aluno cumprirá um estágio em instituições prestadoras de serviços de saúde no total de 600 horas.

ESTÉTICA

Image
O curso Técnico de Estética do CEMES tem duração de 02 (dois) anos com aulas presenciais, teóricas e práticas.

No nosso curso, ofereceremos metodologias inovadoras e eficientes, voltadas a uma formação acadêmica qualificada e profissionalizante que leve o nosso aluno para o mercado de trabalho em pouco tempo.
Também temos uma matriz curricular que privilegia conteúdos práticos.

A carga horária é de 1.200 horas, mais 200 horas de estágio supervisionado que será realizado em centros e clínicas de estética da cidade, podendo ser realizado concomitantemente ao ensino médio, à partir do segundo ano. Nosso objetivo é formar profissionais com conhecimentos técnicos e atuação humanística. A grade curricular é multidisciplinar com o intuito de preparar o aluno para atender as exigências do mercado de trabalho.

SEGURANÇA DO TRABALHO

Image
O Brasil é o quarto país com o maior número de acidente de trabalho, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), ficando atrás apenas da China, Índia e Indonésia. A cada 49 segundos um acidente de trabalho é registrado no país e em decorrência deles uma morte acontece a cada três horas e quarente e três minutos, de acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho. É um cenário alarmante, que nos deixa desconfortáveis, ao mesmo tempo em que demanda da sociedade e das empresas mudanças urgentes nesta área.
A atuação do profissional da área de Segurança do Trabalho
Para trabalhadores e empresas, a atuação do técnico em Segurança do Trabalho ainda é incipiente. Apesar da NR4 (Norma Reguladora 4) legislar sobre a atuação e responsabilidades dos profissionais da área do trabalho desde 1978 e da profissão de TST (Técnico em Segurança do Trabalho) estar regulamentada desde 1985, através da Lei no 7.410, a falta de informação e adesão às normas reguladoras ainda é grande, o que gera uma demanda enorme de trabalho para o profissional desta área.