fbpx

TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

O CEMES oferecerá a partir de 2021 o curso Técnico de Segurança do Trabalho. Com duração de 02 (dois) anos, o curso contará com aulas presenciais, teóricas e práticas.
A estrutura do curso composta de disciplinas técnicas, com conteúdos compatíveis com as necessidades da atuação prática do profissional e também disciplinas que complementam a formação, trazendo a reflexão necessária ao exercício profissional.
Oferecemos metodologias inovadoras e eficientes, voltadas a uma formação acadêmica qualificada e profissionalizante. Também temos uma matriz curricular que privilegia conteúdos coerentes com a prática profissional e a demanda do mercado de trabalho. O curso tem carga horária de 1.200 horas, mais 200 horas de estágio supervisionado e possui duração de 2 anos, podendo ser realizado concomitantemente ao ensino médio, a partir do segundo ano.

Técnico

DURAÇÃO

2 Anos

VAGAS

Limitadas

INVESTIMENTO

R$339,00

PERÍODO

Noturno

MODALIDADE

Presencial

Início das aulas em fevereiro (data a ser divulgada)
Aulas presenciais a partir de 01 de Março de 2021
(portaria Nº 1.038 de 07 de dezembro)

Por que fazer um curso de segurança do trabalho?

O cenário de acidentes de trabalho no Brasil
O Brasil é o quarto país com o maior número de acidente de trabalho, segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), ficando atrás apenas da China, Índia e Indonésia. A cada 49 segundos um acidente de trabalho é registrado no país e em decorrência deles uma morte acontece a cada três horas e quarente e três minutos, de acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho. É um cenário alarmante, que nos deixa desconfortáveis, ao mesmo tempo em que demanda da sociedade e das empresas mudanças urgentes nesta área.

A atuação do profissional da área de Segurança do Trabalho
Para trabalhadores e empresas, a atuação do técnico em Segurança do Trabalho ainda é incipiente. Apesar da NR4 (Norma Reguladora 4) legislar sobre a atuação e responsabilidades dos profissionais da área do trabalho desde 1978 e da profissão de TST (Técnico em Segurança do Trabalho) estar regulamentada desde 1985, através da Lei no 7.410, a falta de informação e adesão às normas reguladoras ainda é grande, o que gera uma demanda enorme de trabalho para o profissional desta área. Cada vez mais a responsabilidades social das empresas e sua relevância para a sociedade é medida também em relação à preocupação e cuidado que as empresas possuem com o seu colaborador, na manutenção da sua integridade física e na qualidade de vida proporcionada a ele no ambiente de trabalho.

Diversidade de campo profissional / áreas de atuação
Por ser uma área com grande potencial a ser explorado, o técnico em segurança do trabalho possui várias opções para inserção no mercado de trabalho. Ele pode fazer parte do quadro de colaboradores de uma empresa, pode prestar concurso público ou processo seletivo para atuar junto aos órgãos do governo, como também pode ser um prestador de serviços atendendo empresas e organizações no processo de implantação da área de Saúde e Segurança no Trabalho através de consultoria, elaboração de documentos e treinamentos, em parceria continuada. Ao atuar em conjunto com as áreas da engenharia e enfermagem do trabalho o profissional deste setor pode oferecer uma variedade de serviços às empresas e seus colaboradores, se destacando no mercado de trabalho.

Salvar vidas!
Se a relevância da sua profissão é algo importante na sua vida, saiba que esta é uma área de extrema necessidade e valor, que impacta diretamente na manutenção e na qualidade de vida dos trabalhadores. Através do trabalho educativo e regulador do Técnico em Segurança do Trabalho vidas são poupadas e o trabalhador consegue manter a dignidade e a segurança em seu ambiente laborativo. O técnico em Segurança do Trabalho salva vidas todos os dias quando evita que um acidente incapacite um trabalhador não apenas para o trabalho, mas para as atividades da vida diária, para a vida com a sua família.

Carreira permite ter seu próprio negócio
Como prestador de serviços é possível oferecer seu trabalho para várias empresas, conseguindo gerir seu próprio negócio. Se a sua intenção é trabalhar para si mesmo, a área de Técnico em Segurança do Trabalho também vai te oferecer a oportunidade de construir uma oferta de serviços e ter clientes. Você mesmo fará a gestão do seu trabalho, de acordo com suas metas e objetivos.
Nosso curso abrange várias áreas
A estrutura do curso técnico de Segurança do Trabalho do CEMES é composta de disciplinas técnicas, com conteúdos compatíveis com as necessidades da atuação prática do profissional e também disciplinas que complementam a formação, trazendo a reflexão necessária ao exercício profissional. Veja algumas disciplinas que compõe a nossa grade curricular:
• Segurança do Trabalho I, II e II
• Higiene Ocupacional I e II
• Informática aplicada a segurança do trabalho
• Saúde Ocupacional I e II
• Desenho Técnico
• Prevenção e combate de incêndio I e II
• Psicologia aplicada ao trabalho
• Ergonomia
• Análise de Riscos
• Gestão de pessoas e clima organizacional
• Legislação
• Gestão integrada: projeto, qualidade, meio ambiente e segurança
• Gestão da qualidade e normalização
• Estágio supervisionado
GRADE CURRICULAR
1º período: Segurança do Trabalho I, Higiene Ocupacional I, Informática aplicada a Segurança do Trabalho, Saúde Ocupacional I e Desenho Técnico
2º período: Segurança do Trabalho II, Higiene Ocupacional II, Prevenção e Combate de Incêndio I, Saúde Ocupacional II, Psicologia Aplicada ao Trabalho
3º período: Segurança do Trabalho III, Prevenção e Combate de Incêndio II, Ergonomia, Análise de Riscos e Gestão de Pessoas e Clima Organizacional
4º período: Gestão Integrada: Projeto, Qualidade, Meio Ambiente e Segurança, Legislação, Gestão da Qualidade e Normalização e Estágio Supervisionado
CEMES - CENTRO MINEIRO DO ENSINO SUPERIOR
Rua Professora Lady Alvarenga Neves, 30
Bairro: Jardim Europa - Campo Belo - MG
Fone: 35 3832-2035
Prédio 2
Rua Padre Alberto Fuger, 130 - Jardim Europa - Campo Belo - MG
Prédio 3
Rua Arthur Bernardes, 131 - Centro - Campo Belo - MG