ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DOS PÔSTERES

1) Os pôsteres já estão prontos e estão com o Prof Ricardo Pouças em sua sala e cada aluno deverá pegar seu poster, entre 18:00 e 18:30, na segunda-feira, e colocar no lugar identificado. Junto com o poster, o aluno receberá a identificação, especificando a localização. 
2) É obrigatória a apresentação do pôster por pelo 1 integrante do grupo, que não seja o orientador, durante todo o tempo de apresentação.Os Demais membros deverão estar obrigatoriamente presentes.
3) O não comparecimento de todos os autores para apresentação do poster, cancela a publicação do artigo nos anais.
4) O horário de apresentação do poster é das 19:00 as 21:00. 5) A apresentação será avaliado por 1 professor designado pela comissão avaliadora
5) O aluno é responsável por retirar seu poster ao final do horário de apresentação.
6) É obrigatória a assinatura da lista de presença de todos os participantes do congresso. Se um aluno que fizer parte de um grupo de publicação, não assinar a lista, irá cancelar a publicação do artigo.

Linhas de pesquisa

Administração
  • Gestão de pessoas, do conhecimento e clima organizacional
  • Gestão ambiental
  • Estratégias empresariais
Ciências Contábeis
Educação Física
Engenharia de Produção
Pedagogia

EDITAL - I CONAC

CONGRESSO ACADÊMICO CIENTÍFICO DO CENTRO MINEIRO DO ENSINO SUPERIOR - CEMES -

           

  • DAS CONDIÇÕES GERAIS:

 

Para participar do I Congresso de Iniciação Cientifica do CEMES o (a) aluno (a) ou ex-aluno (a) deverá estar regularmente matriculado ou ter concluído um dos cursos oferecidos pela instituição.

O (a) aluno (a) deverá ter um professor (a) orientador (a) vinculado (a) a faculdade, e seu nome deverão constar em seu trabalho como ORIENTADOR.

O aluno poderá submeter seu trabalho em 2 (dois) formatos distintos: estudo de caso ou revisão de literatura. Cada aluno (a) poderá submeter até 3 (três) trabalhos em seu nome.

O aluno poderá se inscrever em qualquer área de pesquisa, indiferente do curso em que se encontra matriculado, devendo o mesmo inscrever seu trabalho, na área de pesquisa mais próxima ao tema desenvolvido.

Cada trabalho deverá ter no máximo 6 (seis) autores, mais o orientador.

 

  • DAS INSCRIÇÕES:

 

As inscrições deverão ser realizadas entre os dias 09 a 20 de outubro de 2017, no site www.cemes.edu.br/conac . Considerando a interdisciplinaridade, o aluno deverá escolher a área de pesquisa que melhor se adéqüe a seu trabalho.

 

Áreas de pesquisa:

 

Administração

Linhas de pesquisa

Gestão de pessoas, do conhecimento e clima organizacional

Gestão ambiental

Estratégias empresariais

 

Ciências Contábeis

Linhas de pesquisa

Gestão Financeira

Economia

Princípios e normas da contabilidade

 

Educação Fisica

Linhas de pesquisa

Exercicio físico, qualidade de vida e saúde

Esporte e lazer

Comportamento motor

 

Engenharia de Produção

Linhas de pesquisa

Gestão da produção

Gestão de processo e materiais

Gestão da tecnologia e inovação

 

Pedagogia

Linhas de pesquisa

Educação e tecnologia

Práticas de ensino

Legislação educacional e inclusão

 

1.3 DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DOS TRABALHOS ESCRITOS

 

Serão aprovados 6 (seis) trabalhos em cada LINHA DE PESQUISA.

 

Se o trabalho for um estudo de caso deverá obedecer a seguinte estrutura:

 

Resumo em Português

  1. Introdução
  2. Objetivos
  3. Fundamentação teórica
  4. Metodologia
  5. Resultados e discussão
  6. Considerações finais
  7. Referências Bibliográficas

 

Se o trabalho for uma revisão bibliográfica, deverá obedecer a seguinte estrutura:

Resumo em Português

  1. Introdução
  2. Objetivos
  3. Metodologia
  4. Fundamentação Teórica
  5. Considerações finais
  6. Referências Bibliográficas

 

 

Todos os trabalhos deverão seguir o seguinte formato:

 

Número de páginas: Mínimo de 8 e máximo de 15 paginas.

Letra: Times New Roman, tamanho 11

Espaçamento entre linhas: 1,5 (salvo regras da ABNT de citação)

Alinhamento: justificado

Capa: deve conter apenas o titulo do trabalho em maiúsculo, a área e linha de conhecimento em que foi submetida, não pode conter o nome dos autores.

Formato: PDF

O resumo deverá conter:

- Mínimo de 15 e máximo 20 linhas;

- Espaçamento simples (1) entre linhas;

- Breve apresentação do tema;

- Apresentação do objetivo geral;

 - Apresentação da metodologia utilizada;

- Apresentação dos principais resultados.

- 3 palavras chaves

 

 

ITEM ELIMINATÓRIO:

- Identificação de plágios

- Não cumprimento da estruturação e formatação exigida.

- O trabalho submetido conter o nome do(s) autor (es)

 

ITENS CLASSIFICATÓRIOS

Critérios

Pontos

Relevância do tema

10

Objetivo do estudo

20

Conceitos-Resultados apresentados

30

Visão critica

40

Total

100

 

            O trabalho deverá ter um desempenho mínimo de 60% para aprovação.

 

1.4 DA COMPOSIÇÃO DA BANCA AVALIADORA DOS TRABALHOS ESCRITOS

 

A banca de avaliação dos trabalhos escritos será composta por 3 membros do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do respectivo curso, em que for submetido o trabalho.

 

Administração

Adriano Higino Freire

Reginaldo Ferreira de Souza

Andrea Almeida Neves Coelho

 

Ciências Contábeis

Edilson Rodrigues

José Willian Vieira

Rutney César

 

Engenharia de Produção

Thiago Paiva

Andre Costa

Luiz de Gonzaga Ferreira Junior

 

Educação Fisica

Aline

Giuliano Furtado

Carlos Alberto Chaves

 

Pedagogia

Rita de Cassia Batista

Gizele Evangelista de Oliveira Alves

Andréia Marcelina Silva Carvalho

 

  • DA DIVULGAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS

 

No dia 24 de outubro de 2017, será disponibilizada a relação dos trabalhos aprovados, em suas respectivas áreas de pesquisa, no site institucional.

 

  • DA ELABORAÇÃO DO PÔSTER

 

A elaboração do pôster, assim como seus decorrentes custos, é de responsabilidade exclusiva dos alunos.

A estrutura do pôster, devidamente preenchida, deverá ser enviada até o dia 27 de outubro pelo site www.cemes.edu.br/conac, para ser encaminhado para gráfica indicada pela comissão responsável pelo evento.

O valor referente à confecção do pôster pela gráfica indicada é de R$15,00 e deverá ser repassado aos professores orientadores, até o dia 27 de outubro, para que a comissão possa providenciar a impressão em tempo hábil, considerando que o serviço é terceirizado.

 

1.7 DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS APROVADOS

 

Todos os trabalhos aprovados deverão ser apresentados no formato de pôster, de acordo com o modelo, disponível no site, respeitando o limite de 15 minutos para apresentação.

Trabalhos que não estiverem dentro do modelo de pôster proposto serão desclassificados.

Para cada trabalho, será predeterminado o local onde deverá ser colocado o pôster para apresentação. A disposição dos pôsteres será definida pela comissão avaliadora e comunicada a todos os participantes até o dia 01 de novembro de 2017, por e-mail.

 

  • DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DAS APRESENTAÇÕES

 

No dia 06 de novembro, a apresentação dos trabalhos será avaliada por docentes vinculados a faculdade, que não sejam os mesmos que avaliaram o trabalho escrito, a partir dos seguintes critérios:

 

Critérios

Pontos

Comunicação oral clara

30

Conhecimento sobre o assunto

30

Desenvoltura na resposta aos questionamentos e tempo de apresentação

20

Forma com que as informações foram organizadas no pôster

20

Total

100

 

  • DA PREMIÇÃO DOS MELHORES TRABALHOS

 

Serão premiados os 3 (três) melhores trabalhos em cada categoria: estudo de caso e revisão bibliográfica

Os critérios de premiação serão: a média da soma dos pontos da avaliação escrita com os pontos atribuídos a apresentação do pôster. A premiação será entregue aos ganhadores no dia 07 de novembro, na palestra de encerramento. Em caso de empate, será considerada a maior nota do trabalho escrito, seguindo da maior pontuação da visão crítica.

            Os trabalhos classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares receberão uma placa e um certificado individual de honra ao mérito para cada autor.

Os professores orientadores em que seus orientados receberam alguma premiação também receberão certificado de honra ao mérito.

 

 

 

  • DA PUBLICAÇÃO DOS TRABALHOS

 

Os trabalhos aprovados serão publicados, na íntegra (completo), nos Anais do I Congresso de Iniciação Cientifica do CEMES, que ficarão disponíveis no site, no formato PDF, para consulta pública.

 

  • DA ENTREGA DOS CERTIFICADOS

 

Durante as apresentações dos pôsteres, a comissão organizadora circulará no pátio de Eventos para verificar a presença do autor junto do pôster e após o término do evento estarão disponíveis os certificados das apresentações.

Apenas os trabalhos apresentados nas Sessões de Pôsteres, por pelo menos um dos autores, terão os trabalhos publicados nos Anais disponíveis no site institucional.

Não será entregue o certificado nas seguintes situações:

- O pôster não for fixado; ou

- O pôster não for apresentado; ou

- O pôster estiver fixado em data ou espaço diferente da programação; ou

- O autor não estiver presente ao lado do pôster para a divulgação do trabalho; ou

- O autor permanecer apenas parte do tempo da sessão; ou

- Nenhum dos autores que constam no trabalho estiver presentes.

 

  • DAS CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

Quaisquer informações não constantes neste edital serão definidas pela comissão organizadora e comunicada a todos os participantes por meio do site institucional.

 

 

Campo Belo, 11 de setembro de 2017.

 

 

Juliana Almeida Chaves

Presidente da Comissão Organizadora

 

Estes nomes devem estar todos completos, para finalidade de comprovação posterior junto ao Lattes. Falta completar o do Roney e Rodrigo.

Demais membros da comissão

Alexandre Maia Reis

Adriano Kerver de Sousa

Ana Adalgisa Simão

Ricardo de Paula Pouças

Rodrigo Bahia

Roney Felício Barroso

CLIQUE AQUI para acessar a lista de trabalhos aprovados
© 2017 1° CONAC - Congresso Acadêmico Científico do Cemes